Relatório de casos de Dengue – 17/2013
Durante a 17ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 27 de abril) foram notificados 136.472 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 16 óbitos: Rio de Janeiro (6), Magé (1), Volta Redonda (1), Itaocara (1), Petrópolis (1), São Gonçalo (1), Duque de Caxias (1), São João de Meriti (1), Pinheiral (1), Valença (1) e Barra Mansa (1). Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios, até 13h, de 30 de abril de 2013.
Números de 2012 – Durante a 17ª semana epidemiológica de 2012 foram notificados 103.587 casos suspeitos de dengue no estado, com 25 óbitos. Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.
Epidemia – Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 31 estão em epidemia. Um município da Região Serrana entrou na relação de epidemia. Por outro lado, sete municípios das regiões Metropolitana II, Noroeste Fluminense, Norte, Baía da Ilha Grande e Serrana saíram da listagem.
Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:
Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, São Pedro D’Aldeia e Arraial do Cabo
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Mendes e Vassouras.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio das Flores, Resende, Barra Mansa e Piraí.
Noroeste Fluminense: Bom Jesus do Itabapoana.
Norte Fluminense: Carapebus e São Francisco de Itabapoana.
Região da Baía da Ilha Grande: Mangaratiba e Paraty.
Região Metropolitana I: Itaguaí
Região Metropolitana II: Itaboraí, Silva Jardim e São Gonçalo.
Região Serrana: São José do Vale do Rio Preto, Cantagalo e Nova Friburgo.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
Monitora Dengue – Em uma ação inédita no país, projeto da Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro