Relatório de casos de dengue – SEMANA 21 / 2012
Durante as vinte e uma semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 26 de maio), foram notificados 112.143 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Até o momento, há 22 óbitos confirmados por dengue no estado, uma queda de 81,51% em relação ao número de mortes provocadas por dengue no mesmo período do ano passado. Dezenove pacientes são do município do Rio de Janeiro, um de Niterói, um de Nova Iguaçu e outro de Belford Roxo. Considerando o total de casos graves, o grau de letalidade da dengue está em 4,3%.
Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 da dengue em Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, Valença, Vassouras e Silva Jardim. Há notificações do tipo 3 no Rio de Janeiro, e a presença do tipo 4 em Belford Roxo, Cabo Frio, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.
Lembramos que as notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até o meio-dia de 29 de maio.
Ano passado – Nas vinte e uma semanas epidemiológicas de 2011 foram registrados 142.904 casos de dengue e 119 óbitos provocados pela doença no estado do Rio de Janeiro.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro