Bloco Te Vejo Por Dentro...

Réveillon de Copacabana celebra os Jogos Olímpicos e o centenário do samba

Comemoração da virada terá como atrativos um espetáculo de 16 minutos de fogos e celebração do centenário do samba com um time de personalidades da música brasileira como Zeca Pagodinho, Jorge Ben Jor, Arlindo Cruz e Dudu Nobre, além do aclamado musical SamBRA, que traz Diogo Nogueira como protagonista

pacote-reveillon-2016-rio-janeiroMaior festa a céu aberto do mundo, o Réveillon de Copacabana celebra o momento de grande expectativa pelo qual passa o Rio de Janeiro, com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul.  A festa nas areias de Copacabana comemora ainda um dos principais ritmos brasileiros: o samba, que celebra seu centenário em 2016. São esperadas na orla cerca de dois milhões de pessoas que vão se surpreender com o espetáculo de fogos, luzes e atrações musicais em uma grandiosa estrutura montada na Zona Sul carioca. A festa é promovida pela  Prefeitura do Rio, por meio da  Riotur, com produção da  SRCOM, dos sócios Sheila Roza, Flavio Machado, Abel Gomes, Paulo César Ferreira e Guili Alves de Lima, que pelo nono ano consecutivo assina a produção da festa. Entre os patrocinadores estão Bradesco, Coca-Cola, Light e Antarctica.

O ano mais esperado da década começa com o réveillon cujo tema é “Rio Cidade Olímpica”, promovendo o espírito olímpico com a união do público em uma celebração de paz e alegria.   A expectativa gerada pela maior competição esportiva do planeta já pode ser notada em cada canto da cidade. E a festa da virada de ano não poderia deixar de privilegiar o acontecimento que será um marco histórico.

“O Rio de Janeiro é a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada, o que é motivo de enorme satisfação para todos nós. Iremos recepcionar turistas das mais diversas nacionalidades. O Réveillon de Copacabana não poderia deixar de reforçar a alegria da cidade em receber um evento tão importante, que representa a união dos povos. Em 2016, todos seremos cariocas. Para celebrar a data, escolhemos o samba para o tom da festa, com atrações especiais, como o musical que conta a história dos 100 anos do ritmo mais brasileiro de todos. O Réveillon do Rio de Janeiro acontece também em outros pontos da cidade, possibilitando grandes oportunidades de entretenimento, em um convite à celebração que vai de norte a sul da cidade”, afirma o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Melo.

De acordo com estimativas da Riotur, a cidade deve receber 857 mil turistas no período do Réveillon, que irão movimentar a economia carioca com US$ 686 milhões. Segundo um levantamento realizado pela ABIH/RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção RJ), a ocupação hoteleira em Copacabana e Leme já estava em torno de 83% em meados de novembro. Ipanema e Leblon também já registram 88% – os números ainda devem crescer com as procuras de última hora.

Espetáculo de fogos exalta o espírito esportivo

Serão 16 minutos de fogos, saudando o ano novo nas cores verde, violeta e laranja. Assinados pela Pirotecnia Igual Brasil, o show contará com efeitos e fases distintas, com cores e formas características, de belezas únicas e fácil identificação para o público. O espetáculo multicolorido homenageia a mistura de raças e o espírito olímpico. O destaque fica por conta dos fogos batizados como “fantasminhas” e “palmeiras kamuro”, além das “bombas de repetição” em que os fogos se abrem e se repetem, como confetes brilhantes e flutuantes. Ao final do espetáculo, um surpreendente rufar de dois mil tambores acompanha o momento em que todo o céu de Copacabana será iluminado pela cor branca, causando grande impacto em uma mensagem de paz.

Sincronizado com uma trilha sonora desenvolvida especialmente para a chegada de 2016, o espetáculo de fogos, conduz o público para um momento inédito. Composta por Beto Villares e Antonio Pinto, responsáveis também pela trilha das cerimônias olímpicas, o ritmo exalta, sobretudo, o espírito esportivo.  Num mash-up de músicas que traduzem como é vasta e diversa a cultura brasileira, estarão presentes temas épicos ligados aos jogos, sucessos atuais que incluem sambas e funks, uma versão de um Baianá, estilo musical de Alagoas, e trechos de Villa Lobos, que fazem jus à grandiosidade da festa e preservam a identidade brasileira.

Tecnologia aliada à emoção

No palco principal, com 65 metros de extensão, mais uma surpresa: telas de projeção com luzes LED, em determinados momentos, vão formar um grande relógio digital. A novidade vaiaumentar a expectativa de todo o público para a meia-noite e entusiasmar ainda mais os presentes durante a contagem regressiva dos últimos segundos de 2015. Além da parte visual, 30 torres de som, com sistema especial de delay, garantem a alta qualidade do áudio que será transmitido ao público.

“O Réveillon de Copacabana é o maior e o mais emocionante do mundo e com certeza será, mais uma vez, inesquecível!”, exalta Flavio Machado, VP Executivo e diretor artístico da SRCOM. “Sentimos orgulho de organizar essa grande festa que abre o ano mais esperado da nossa história, quando a cidade sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Queremos que todos na Praia de Copacabana se emocionem com o espetáculo de fogos, que trará ótimas energias para esse momento especial”, conclui.

Samba embala o Réveillon 2016

No Réveillon de Copacabana, quando se fala em música,há um gêneroque não pode faltar: o samba. E é em 2016 que ele completa 100 anos. A maior festa da cidade, e do mundo, tem o orgulho delouvar essa trajetória. Para celebrar a data, o palco principal ficará responsável por difundir o ritmo consagradocomo um dos principais ícones da cultura brasileira, e que mantém viva, além de sua essência, a harmonia entre personalidades distintas como boêmios, pagodeiros e carnavalescos.

Ao todo serão 12 apresentações, além de DJs, que darão início aos festejos nas areias de Copacabana às 18h do dia 31 de dezembro. Para fechar a noite, a bateria das primeiras colocadas entre as Escolas de Samba do Carnaval 2015.

O palco principal traz pela primeira vez um espetáculo teatral como parte das atrações do réveillon. Com a coprodução da Aventura Entretenimento e da Musickeria, “SamBRA, o musical -100 anos de samba” promete arrebatar o público com um espetáculo que visita a história do samba e seus baluartes. Sucesso por todo o país, o musical tem como protagonista Diogo Nogueira, que interage como ator e cantor.

Gabriel Moura, uma das maiores revelações entre os compositores brasileiros da atualidade, indicado ao “Prêmio profissionais da Música 2015” e autor de sucessos já gravados por grandes nomes como Seu Jorge, Gilberto Gil e Bebel Gilberto, faz a abertura da noite. Em seguida, é a vez da ilustre apresentação de Jorge Ben Jor, um dos ícones da música brasileira, que mesclou o samba a diversos outros ritmos. Influenciador de diversas gerações de cantores e compositores, ele irá cumprir com maestria a missão de fazer vibrar as areias de Copacabana ao som de músicas como “País Tropical”, “Taj Mahal” e “Fio Maravilha”, entre muitas outras que fizeram, e fazem, a trilha sonora dos cariocas.

Após a queima de fogos, o mestre do samba Zeca Pagodinho sobe ao palco para cantar clássicos como “Deixa a vida me levar”, “Verdade” e “Mulheres”, além de músicas do seu cd mais recente, “Ser Humano”. O encerramento fica por conta da bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, grande campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro.

Palco Santa Clara oferece programação variada

No segundo palco, em frente à Rua Santa Clara, quem inicia os trabalhos é a banda de folk rock Suricato. Premiado no 16° Grammy Latino em 2015 como o melhor álbum brasileiro de rock, o grupo participou do reality show musical Superstar, da Rede Globo, e, desde então, conquista fãs por todo o Brasil.

A segunda atração é Thaís Macedo. Uma das vozes mais contagiantes da nova safra do samba de raiz, ela é, também, uma das maiores apostas da música brasileira atual. Após sua apresentação, é a vez do consagrado sambista Arlindo Cruz emocionar a plateia com suas composições inigualáveis. O público vai cantar junto os sucessos “O Show tem que Continuar”, “Meu Lugar” e tantas outras canções marcantes.

Logo após o espetáculo dos fogos, o palco é entregue para outro nome de respeito do samba: Dudu Nobre. No repertório, hits como “Goiabada Cascão”, “A grande família” e “Posso Até me Apaixonar”, além de canções de sua coletânea atual que farão a alegria do povo. Para encerrar o show da virada, as baterias das escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro e Acadêmicos do Grande Rio colocam o público para dançar e comemorar o ano que se inicia.

LINE-UP DOS PALCOS:

PALCO PRINCIPAL

Em frente ao Copacabana Palace:
18H ÀS 18H30 DJ MARCELO GARCIA
18H30M ÀS 19H30 GABRIEL MOURA
20H ÀS 22H “SAMBRA, O MUSICAL – 100 ANOS DE SAMBA”,  COM DIOGO NOGUEIRA
22H30 ÀS 23H45M JORGE BEN JOR
00H20 ÀS 01H40M ZECA PAGODINHO
02H ÀS 03H GRES BEIJA FLOR DE NILOPOLIS

PALCO SANTA CLARA

Em frente à rua Santa Clara:
18H ÀS 19H30 DJ (A CONFIRMAR)
19H30M ÀS 20H30 SURICATO
21H ÀS 22H THAÍS MACEDO
22H30 ÀS 23H45M ARLINDO CRUZ
00H20 ÀS 01H40M DUDU NOBRE
02H ÀS 02H45M GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
02H50M ÀS 03H30M GRES ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

NÚMEROS DO RÉVEILLON DE COPACABANA:
12 apresentações
16 minutos de queima de fogos
11 balsas
24 toneladas de fogos
34.000 bombas no total
120 maqueiros
30 torres de som
30 postos de policiamento, além do centro de monitoramento por câmera com 20 unidades instaladas
05 postos médicos

FONTE: RioTur
http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/