Rio Imagem fará mais de 22 mil exames por mês
Centro Avançado de Diagnóstico será inaugurado no próximo dia 10 no Centro
O Rio de Janeiro vai ganhar um avançado Centro de Diagnóstico por Imagem com capacidade para realizar 800 exames por dia e mais de 22 mil por mês. A unidade, uma das maiores da rede pública da América Latina, será inaugurada no dia 10, na Central do Brasil. Primeiro serviço deste tipo a ser disponibilizado no Estado, o Rio Imagem, vai oferecer de forma exclusiva na rede exames, realizados por equipamentos de última geração, como a tomografia computadorizada de artérias coronárias, que diagnostica a obstrução de artérias, e a ressonância de mama, indicada para detectar tumores em mamas de pacientes jovens ou submetidas à radioterapia ou com prótese de silicone.
– Alguns feitos pelo Rio Imagem ainda não chegaram à rede pública como é o caso da tomografia computadorizada para artérias só disponível em dois hospitais particulares sem a cobertura de planos de saúde. No Brasil, não conheço um local que consiga realizar tantos exames como os que estarão sendo feitos pelo centro – disse o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.
Construído e equipado com recursos no valor de R$ 33,5 milhões, o Rio Imagem terá ainda a capacidade de efetuar 1.700 ressonâncias magnéticas ao mês. Atualmente, apenas o Hospital Adão Pereira Nunes, de Saracuruna, realizava este tipo de exame, com a mesma capacidade, no Estado do Rio.
Estrutura
Com duas salas de ressonância magnética, duas de mamografia, quatro de ecocardiografia, cinco salas de ultrassonografia e cinco de Raio-X, além de sala de espera, ala exclusiva para mulheres, central de análise de laudos e um auditório com cerca de 50 lugares para cursos de capacitação para profissionais da saúde, a unidade, com 10.000m2 de área construída, será referência ao garantir aos fluminenses a realização de sofisticados exames de forma gratuita. O atendimento estará disponível para pacientes referenciados por unidades da rede pública de saúde, ambulatórios e hospitais.
– Nosso centro de diagnóstico está preparado para fazer até os exames mais complexos. Teremos aqui o que existe de melhor no mercado – ressaltou Ana Lúcia Neves, subsecretária de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e idealizadora da unidade.
Equipe de profissionais
O centro de imagem contará com uma equipe altamente especializada formada por 150 profissionais tendo ainda uma central de marcação de exames com 21 atendentes, que irão trabalhar de segunda a sexta, de 7h às 19h. A central de diagnóstico fica na Av. Presidente Vargas, no Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de funcionamento: de segunda à sexta, de 7h às 21h; sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 13h.
Estimativa mensal por equipamento do Rio Imagem:
Ressonância Magnética – 1.700 exames
Ressonância Magnética com Sedação – 80 exames
Ecocardiografia Vascular – 4.000 exames
Mamografia – 2.000 exames
Mamografia (biópsia guiada) – 80 exames
Raio-X – 4.500 exames
Tomografia Computadorizada – 2.700 exames
Tomografia Computadorizada de artérias coronárias – 80 exames
Ultrassonografia – 6.000 exames
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/