Blog

Sábado tem mutirão para atender animais com esporotricose

Tratamento e medicação são oferecidos gratuitamente no Instituto Jorge Vaitsman

O Instituto de Veterinária Jorge Vaitsman realiza neste sábado, dia 2 de dezembro, a partir das 8h, o primeiro mutirão de atendimento a animais para diagnóstico e tratamento da esporotricose. Serão distribuídas 100 vagas para moradores do município do Rio e cada CPF inscrito terá direito ao atendimento de até três animais.

Para fazer a inscrição é necessário comparecer ao instituto, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristovão, até sexta ou até o término das vagas. O horário de atendimento é das 8h às 16h. É importante apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência para fazer o agendamento.

Vale ressaltar que somente animais com esporotricose serão atendidos no mutirão. A consulta, o exame diagnóstico e o medicamento são gratuitos. Após o atendimento no sábado os animais seguirão no programa de tratamento, sendo marcadas revisões durante os meses subsequentes até a cura clínica. O tratamento é longo, podendo demorar mais de seis meses. É imprescindível manter o animal em casa, sem contato com a rua e com outros animais, para evitar a recontaminação, e os gatos devem ser castrados assim que liberados pelos veterinários.

A esporotricose é uma infecção causada por um fungo que acomete principalmente gatos, mas também cachorros, e pode passar para seres humanos. Tem cura, porém se não for tratada corretamente pode levar o animal à morte. Nos últimos 20 anos, a zoonose se tornou endêmica no Rio de Janeiro. Somente neste ano foram realizados 10.656 atendimentos a animais com a doença no Instituto Jorge Vaitsman e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. Desses, 3.111 representam novos casos diagnosticados em 2017.

Para seres humanos a doença é transmitida principalmente pela arranhadura do gato.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc