Blog

Sambistas vestem a fantasia da solidariedade do Hemorio

Paulinho Mocidade, Tiago Alves e o bamba Claudinho Guimarães criam samba para incentivar a doação de sangue 

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hemorioDoacaoCarnaval2012_IMG_0684Quem disse que solidariedade não dá samba? Pensando nisso, o cantor Paulinho Mocidade, que foi tetracampeão na Sapucaí defendendo as cores das escolas de samba Mocidade Independente de Padre Miguel e Imperatriz Leopoldinense, criou, ao lado do seu filho, o jornalista Tiago Alves e o bamba Claudinho Guimarães um samba para incentivar a doação de sangue no Hemorio.  E é este samba, que há sete anos embala a campanha “Vista a fantasia da solidariedade“, com o objetivo de fazer com que a população doe sangue no Carnaval, época em que o movimento de voluntários cai bastante.

–  A época do Carnaval é uma das mais críticas do ano, devido aos acidentes que geralmente ocorrem sobrecarregando as emergências e pela queda de aproximadamente 70% no número de doadores voluntários – alertou Simone Silveira, diretora-geral do Hemorio.

– Como diz a letra do samba, doar é amar a vida e amar é doar em vida.  Então, vamos aproveitar a campanha e dar um pouco de vida para quem está precisando ou vai precisar – explicou Paulinho Mocidade.

Carnaval 2014 – O Hemorio lançou este mês a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, que tem como objetivo manter a média de 300 doadores diários e alertar a população para os riscos da falta de sangue durante o Carnaval. No entanto, apenas 900 pessoas compareceram ao salão do hemocentro do Governo do Estado nas últimas duas semanas. O mínimo necessário para manter um estoque de segurança seria pelo menos 1.500 doadores. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde reforça o alerta para a importância da população do Rio de Janeiro doar sangue, sobretudo para este período.

Quem pode doar? – Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  Não é necessário estar em jejum.  O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br

Letra do Samba

“Vista a Fantasia da solidariedade”

(Paulinho Mocidade / Claudinho Guimarães / Tiaguinho Alves)

Doar, doar, doar, é amar a vida
Amar, amar, amar, é doar em vida   (Bis)
É carnaval, oi
É tempo de alegria
Vista a sua fantasia
Vem com a gente pra folia
Nesta festa da doação
O Hemorio abre as portas
É só você entrar
E com amor e com paixão
Muitas vidas vamos salvar
Eu quero ver você doar
O Hemorio tá aí
Pra te ajudar
É só entrar não custa nada
Salvar a vida da rapaziada     (Bis)

Convoco então o meu povão
Falta você que é sangue bom
Batendo forte coração
Quando o assunto é doação
Doar, doar,doar…

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br