Sambódromo terá 7 Postos Médicos no sábado das Campeãs
Esquema especial de atendimento será mantido até o fim dos desfiles
O esquema especial de atendimento médico no Sambódromo, montado pela Secretaria Municipal de Saúde, continuará no sábado (21) para atender os foliões que forem assistir ao desfile das campeãs. Sete postos de assistência médica, com um total de 33 leitos, sendo sete de suporte avançado para os casos de maior gravidade, funcionarão das 17h30 do até o término dos desfiles. Para os casos que necessitarem de remoção, estarão disponíveis 17 ambulâncias UTIs.
Os postos estão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). No Terreirão do Samba haverá outros dois postos de assistência, que funcionarão com sete leitos, sendo dois de suporte avançado.
Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento. A Central Municipal de Regulação dará suporte em casos de necessidade de transferência de pacientes e os hospitais da rede municipal de saúde estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.
Nas cinco noites de desfiles das escolas de samba dos grupos A, Especial e mirim, entre a sexta-feira da semana passada (13) e terça-feira de carnaval (17), os postos médicos do Sambódromo e Terreirão atenderam 1.649 pessoas, com 57 transferências para hospitais de urgência e emergência da rede municipal. Os principais motivos de atendimento foram mal-estar em geral, lesões ortopédicas e intoxicação por ingestão excessiva de álcool.
Além dos postos do Sambódromo e do Terreirão do Samba, a Secretaria Municipal de Saúde também montou um esquema especial para o atendimento de foliões no carnaval de rua, que permanecerá ativo até o dia 22. Sete postos foram montados nos principais roteiros de blocos. Desde o dia 31 de janeiro, 592 pessoas foram atendidas. Destas, 39 foram transferidas para unidades da rede de saúde.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc