São João da Barra recebe Tomógrafo Móvel da SES
São João da Barra recebe nesta terça-feira (18) a unidade móvel de Tomografia Computadorizada da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O tomógrafo estará até o dia 29 de novembro, na Rua Tomaz de Aquino – Praça São JoãoBatista, atendendo também os moradores de outros sete municípios: Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, São Fidelis, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. Com mais de 104 mil tomografias realizadas, nas duas unidades que transitam pelo interior do estado, o serviço funciona de 8h às 18h30 durante a semana, e aos sábado e feriados de 7h30 às 15h.
Criado em 2009, o Tomógrafo Móvel foi criado em 2009 foi o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam, juntos, mais de 104 mil exames.
Agendamento – O agendamento dos exames é feito pelas Secretarias Municipais de Saúde. Elas recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do Governo do Estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Mais de 154 mil exames – O serviço itinerante de unidades móveis de imagem foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender aos moradores de cidades em que não há esses tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Além dos dois tomógrafos, a SES também disponibiliza o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 15 mil atendimentos realizados, e o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já realizou mais de 33 mil exames. No total, já são mais de 154 mil exames realizados por todos os serviços móveis de imagem.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br