Saúde de Bamba leva serviços de saúde e cidadania à quadra da União da Ilha
No evento deste sábado (26), secretário de Estado de Saúde anunciou reformas na UPA Pediátrica da Ilha do Governador
A Secretaria de Estado de Saúde realizou mais de 700 atendimentos durante a segunda edição do Saúde de Samba, que aconteceu neste sábado (26) na quadra da União da Ilha, Zona Norte do Rio. O projeto oferece serviços de promoção e prevenção à saúde e cidadania perto do cidadão. No mês que vem, a iniciativa invade a Vila Isabel.
A animação ficou por conta da bateria da escola da Ilha do Governador e do puxador Ito Melodia, um dos maiores intérpretes do Carnaval carioca.
O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, aproveitou a presença da população para anunciar reformas na UPA pediátrica do bairro.
“Ações como a de hoje são importantes para trazer os serviços de saúde e cidadania até a população. Mas nossa atenção é constante, como no cuidado com a UPA que atendem crianças e jovens da região. Em breve, ela será reformada e ampliada, ganhando uma estrutura permanente de alvenaria e contará também com consultórios médicos de atendimento agendado, ampliando a oferta de assistência médica na região”, explicou.
Em cinco horas de evento, quem visitou a quadra recebeu orientação sobre alimentação saudável, atividade física, prevenção do tabagismo, do uso de drogas ilícitas e de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Também foi oferecido atendimento de saúde bucal, teste de glicose, aferição de pressão, além da distribuição de 2 mil preservativos. A coleta móvel do Hemorio ainda arrecadou 30 bolsas de sangue doado. Prevenção do câncer de mama, auricoloterapia, maquiagem artística para crianças, brinquedolândia, corte de cabelo e trancismo foram o diferencial desta edição.
Além disso, em parceria com a Fundação Leão XIII, foram disponibilizadas emissão gratuita de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito; e com o Detran, 1ª e 2ª vias de carteira de identidade. Já o Sine realizou emissão da carteira de trabalho e fez encaminhamento de candidatos a empresas. A OAB Ilha também participou dando orientação jurídica aos interessados.
No evento de hoje, mais de 737 pessoas participaram dos serviços oferecidos. Além da União da Ilha, o Saúde de Bamba já passou pela Beija-Flor de Nilópolis, em setembro. Até o carnaval de 2020, outras escolas de samba do Grupo Especial receberão a ação da SES.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br