Blog

Secretaria de Agricultura adverte sobre a campanha contra a febre Aftosa

A Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Nova Friburgo fez nesta segunda-feira (7) um alerta sobre a importância da vacinação contra a Febre Aftosa, lembrando que em 2014 a vacinação no Estado do Rio de Janeiro será em maio, com a segunda dose em novembro, informou a secretaria.

Para garantir o rebanho livre da Febre Aftosa, segundo ainda a secretaria, a vacinação do gado deve ser feita de forma correta e nas datas previstas. A compra das vacinas deve ser feita somente em lojas registradas, dentro da temperatura correta (entre 2 a 8 graus) e transportada em caixa térmica com gelo.

As vacinas e seringas devem permanecer no gelo até o momento da vacinação, que deve ser feita preferencialmente na hora mais fresca do dia. É preciso agitar o frasco antes e a dosagem correta para os animais é de 5ml.

O lugar correto da vacinação é na tábua do pescoço. Não se deve esquecer de preencher a declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu município, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Saiba mais sobre a Febre Aftosa

É uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber. Bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres que possuem casco fendido (duas unhas) são os animais que podem ser afetados por ela.

A febre aftosa é transmitida por um vírus, que está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos. A transmissão para humanos é raríssima.

A doença pode ser fatal em animais jovens. Os animais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem muito, com perda severa de produção de leite e carne. O principal efeito da doença é comercial. Devido ao seu alto poder de difusão, os países estabelecem barreiras comerciais às regiões onde ocorreu Aftosa, causando sérios prejuízos econômicos e sociais.

Em caso de suspeita da doença, qualquer pessoa que veri­que os sintomas nos animais, deve comunicar imediatamente ao serviço veterinário ofi­cial. Um veterinário fará inspeção dos animais e tomará as providências necessárias.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br