Blog

Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre os perigos de inalar fumaça de incêndio

inalarFumacaA fumaça produzida por incêndios de grandes proporções podem causar danos à saúde. Em casos como o incêndio que atingiu um depósito de combustíveis na manhã da última quinta-feira (23), o contato intensificado com os gases emitidos pode levar até a morte.

De acordo com a médica Renata Mello, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, a inalação desse tipo de substância pode causar inflamação, além de queimadura das vias aéreas. O contato com esse tipo de substância também pode causar doenças como broncoespasmo, traqueobronquite e pneumonia em até 5 dias após a inalação.

– Um desses gases liberados é o monóxido de carbono, que pode asfixiar o indivíduo na hora, ao reduzir a capacidade da hemoglobina de transportar oxigênio no organismo. Além de falta de ar, o indivíduo pode sentir dor de cabeça, tontura, torpor, até coma e morte – afirma a médica.

Além dos sintomas imediatos, há também os sintomas sentidos a longo prazo, devido à inflamação causada por esses gases, são eles: tosse com secreção, febre e desconforto na respiração.

Segundo Renata Mello, pessoas que apenas transitaram pelo local e tiveram contato breve com a fumaça não devem ter nenhum tipo de reação. Mas alertou que caso apresentem algum desses sintomas, devem imediatamente procurar uma unidade de saúde.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br