Secretaria de Estado de Saúde descarta epidemia de dengue na Copa do Mundo
A poucos dias do pontapé inicial da Copa do Mundo FIFA 2014, o mosquito Aedes Aegypti não foi convocado para o time da saúde. Seguindo tendência dos últimos anos, o risco de transmissão da dengue, aliado a fatores climáticos, como a queda das temperaturas e diminuição da pluviosidade, durante a competição, entre os meses de junho e julho, será baixo no estado do Rio de Janeiro. Os números de 2014 refletem uma redução de 97% no número de casos em comparação ao que foi notificado no mesmo período do ano passado.
– Está descartada a chance de uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro no período da Copa do Mundo, que acontece nos meses de junho e julho, período de baixa incidência da doença. O Rio de Janeiro está pronto para Copa do mundo no quesito saúde – destaca Hellen Miyamoto, Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde.
Sistema Monitora Dengue vence prêmio – A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro venceu o Prêmio TI & Governo 2014 com o projeto Monitora Dengue, desenvolvido pelo setor de Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) do órgão. Lançado em janeiro de 2013, o Monitora Dengue vem permitindo que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. O projeto consiste na distribuição de smartphones aos agentes municipais para fazer o preenchimento de informações sobre os locais visitados e a situação dos domicílios e, assim, georreferenciá-los.O Rio de Janeiro é o primeiro local do país a utilizar em escala estadual um sistema de captação de dados em tempo real no combate à dengue. (Leia mais sobre o prêmio)
Monitora Dengue – Até o momento, 180 técnicos de 77 municípios do Rio de Janeiro foram capacitados pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde para implantação do Sistema Monitora Dengue.
Capacitação de profissionais – A Secretaria de Estado de Saúde já capacitou 523 profissionais de saúde – entre médicos e enfermeiros – em curso realizado nos meses de dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014. O objetivo das aulas é fazer que os profissionais tenham condições de dominar o protocolo clínico de avaliação e tratamento da doença, que geralmente tem o maior número de casos registrados entre os meses de janeiro de maio.O curso é gratuito e terá novas turmas em breve. São aulas expositivas e estudos de casos, com os temas: manejo clínico da doença e condutas de tratamento, com ênfase nos grupos especiais (gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas, risco social e idosos).
Prontuário Eletrônico – A Secretaria Estadual de Saúde implementou um Prontuário Eletrônico para auxiliar os profissionais de saúde do estado no atendimento a pessoas com dengue. Após inserir os dados do paciente no sistema, o programa avalia os sintomas e indica qual o melhor tratamento a ser seguido, e até aponta a necessidade de internação.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
Rio Contra a Dengue na internet – O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br . Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/
Números – A Secretaria de Estado de Saúde informa que durante as vinte e uma semanas epidemiológicas de 2014 (de 1º de janeiro até 24 de maio), foram notificados 5.039 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 4 óbitos confirmados: São Gonçalo (1), São José do Vale do Rio Preto (1) e Campos dos Goytacazes (2). As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 12h de 27 de maio. No mesmo período ano passado, foram notificados 178.765 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br