Blog

Secretaria de Estado de Saúde envia Tomógrafo Móvel para atender Prefeitura de Campos

Equipamento do Hospital Municipal Ferreira Machado apresentou defeito e a Secretaria Municipal de Saúde solicitou apoio do Serviço Móvel do Estado. O Tomógrafo deve ficar na cidade de Campos até que a Prefeitura providencie o conserto do equipamento local

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_TomografoMovel_tomografo_tomografo0C48366F_webNa manhã deste sábado (30/08),  o Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou atendimento a pacientes do município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A unidade ficará no Hospital Municipal Ferreira Machado, na Rodovia BR-101 (antes de atravessar o Rio Paraíba do Sul). O equipamento do Serviço Móvel de Imagem do Governo do Estado estava previsto para estar esta semana em Queimados, mas precisou ser deslocado emergencialmente para Campos a fim de atender solicitação da Prefeitura local, tendo em vista a paralisação do único equipamento do hospital municipal. O mesmo já ocorreu em maio, deste ano, quando realizou 127 exames.

Os pacientes que já estavam agendados para realizar o exame em Queimados serão contatados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde a fim de reagendar nova data. Todos serão atendidos.

“O hospital municipal de Campos é o responsável pelo primeiro atendimento de urgência e emergência de vários municípios da região, e fica localizado à beira da BR-101, que liga o Sudeste ao Nordeste do país, com grande movimento de veículos. Por isso, o Hospital Municipal Ferreira Machado não poderia ficar sem tomógrafo para atender os pacientes e o papel do Serviço Móvel de Imagem do Estado é também atender as necessidades emergenciais”, destaca o coordenador do Serviço na Secretaria de Estado de Saúde, Jorge Ataualpa.

Pioneirismo – O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Em março de 2011, a Secretaria de Estado de Saúde passou a contar com uma segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 74 mil pacientes e realizaram mais de 100 mil exames. Instalado em carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br