Blog

Secretaria de Estado de Saúde lança nova estratégia de combate à dengue, chikungunya e zika vírus mobilizando estudantes da rede pública de ensino

Parceria com a Secretaria de Estado de Educação cria revista da Luluzinha Teen com dicas de prevenção às doenças e capacita alunos para atuar na luta contra o Aedes aegypti

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_LuluzinhaO Governo do Estado inicia uma nova estratégia de combate à proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, numa parceria entre as secretarias de estado de Saúde e Educação. Entre as ações estão o lançamento da revista em quadrinhos da Luluzinha Teen e sua Turma com conteúdo temático para a prevenção, e a criação do Time Jovem Dengue, que vem capacitando alunos da rede estadual de saúde para se tornarem multiplicadores na luta contra os focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor das três doenças.

Ao todo, serão 731 mil exemplares da revista em quadrinhos para as 1.290 escolas da rede estadual. Já a capacitação pretende disseminar a importância da prevenção às doenças, buscando promover mudanças de hábitos e culturas a médio e longo prazo. Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, o projeto abre a possibilidade de promover o comportamento preventivo na comunidade escolar – entre gestores, professores, estudantes e familiares.

– Medidas educativas e de conscientização são importantes ferramentas de prevenção em saúde, por isso a parceria com a Secretaria de Educação. Como os jovens e adolescentes são ótimos multiplicadores, pretendemos que eles orientem seus familiares e colegas na escola para eliminar os possíveis focos dos mosquitos em suas casas. O vírus é um problema de todos e a sociedade precisa se sensibilizar que só com a ajuda de todos podemos fazer uma vigilância eficaz – comentou o subsecretário.

Casos de dengue – A Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde informa que durante as trinta e cinco semanas epidemiológicas de 2015 (de 1º de janeiro a 05 de setembro de 2015), foram notificados 53.371 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 17 óbitos: Barra Mansa (1), Campos dos Goytacazes (1),  Miracema (1), Paraty (2), Piraí (1), Porto Real (2), Quatis (1), Resende (7) e Volta Redonda (1). As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 16h do dia 08 de setembro. No momento, nenhum município registra epidemia da doença.

Chikungunya – Com relação ao chikungunya, foram confirmados três casos no estado.  Todas as notificações da doença foram diagnosticadas em pessoas com registro de viagem recente para países ou estado (no caso da Bahia) onde ocorre a transmissão. Até o momento, não há evidências de circulação do vírus no estado do Rio de Janeiro.

Zika vírus – Por ser uma doença de baixa letalidade e morbidade, o Zika Vírus não é de notificação obrigatória seguindo orientação do Ministério da Saúde, portanto, os casos não são contabilizados. A maior parte dos diagnósticos é feito pela análise clínica, com base nos sintomas apresentados pelos pacientes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br