Blog

Secretaria de Estado de Saúde promove o Dia Z de mobilização contra a zika neste sábado (05/03)

Ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti e acontecerá em todo o estado em parceria com as prefeituras

untitledA Secretaria de Estado de Saúde realiza neste sábado (05/03) o Dia Z contra a Zika para mobilizar a população de todo o estado no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue e chikungunya. A ação acontece simultaneamente nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, na Rocinha  e no morro Santa Marta, na Zona Sul do Rio, com tendas de orientações de como evitar os criadouros do mosquito. No Morro Santa Marta, a SES repete a parceria de sucesso do Carnaval com a Comlurb e o Bloco Spanta Neném.

Em todas as cidades fluminenses estão previstas visitas domiciliares de agentes de endemia  e distribuição de material informativo, fornecido pela SES, com dicas para a eliminação dos focos do mosquito e orientações específicas para as gestantes, já que a zika representa um perigo ainda maior para este grupo, pois pode causar microcefalia.

– Nós estamos atuando para conscientizar a população sobre a importância de lutar contra a dengue, chikungunya e, principalmente, a zika, que pode causar microcefalia. Lançamos o primeiro projeto do país no Instituto do Cérebro voltado para o acolhimento de crianças com a má-formação exposta ao zika vírus e gestantes com diagnóstico positivo para a doença. Precisamos nos unir no combate ao mosquito – conta Luiz Antonio Teixeira Jr., secretário de estado de Saúde.

Serviço

Santa Marta
Local: Praça Corumbá (Rua São Clemente, em Botafogo – em frente à Rua da Matriz)
Atividades:  Brincadeiras, oficinas e  apresentação do grupo teatral Amigos da Onça para crianças, reforçando a importância da prevenção ao Aedes aegypti; palestra com técnicos da SES e mutirão de combate aos focos do mosquito, com cortejo do Bloco Spanta Neném e do Grupo Chegando de Surpresa, da Columrb.
Horário: 13h às 17h

Rocinha
Local: Complexo Esportivo da Rocinha
Atividades: Bate-papo sobre Zika com técnicos da SES
Horário: 15h às 16h30

Duque de Caxias
Local: Campo do Tricolor, no Bairro Centenário
Atividades:  Brincadeiras, oficinas e apresentação teatral para crianças; distribuição de folhetos informativos para tirar dúvidas da população.
Horário: 8h às 14h

Nova Iguaçu
Concentração: Praça Rui Barbosa, Centro (a ação acontece simultaneamente nos bairros Comendador Soares, Austin, Posse, Cabuçu e Miguel Couto)
Atividades: distribuição de folhetos informativos para tirar dúvidas da população.
Hora: 9h às 14h

Dia Z – O Dia Z foi criado em dezembro do ano passado pelo secretário de Estado de Saúde Luiz Antonio Teixeira Jr quando ele ainda estava à frente da pasta de Nova Iguaçu. A iniciativa deu tão certo que foi expandida para todo o estado.

Força-tarefa do Governo do Estado – No último dia 22/02, as Secretarias de Estado de Saúde e de Defesa Civil lançaram uma força-tarefa para combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Técnicos da SES treinaram 800 bombeiros para atuarem em parceria com os agentes de endemia dos municípios. O bairro Areal, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi o escolhido para o início da atuação. Em apenas uma semana, os bombeiros visitaram 14.121 imóveis. Deste total, 894 estavam fechados, um índice de 6,33%.

A ação da força tarefa inclui o uso de tecnologia de ponta. Antes das visitas às áreas determinadas pelas prefeituras, um drone da Secretaria de Estado de Defesa Civil fará um sobrevoo da região, para identificar do alto possíveis criadouros do mosquito. Os dados colhidos pelo drone vão ajudar a orientar o trabalho dos agentes e bombeiros que estarão naquela região.

Acolhimento no Instituto do Cérebro – A SES lançou, na última segunda-feira (29/2), o primeiro projeto do país voltado para o acolhimento de crianças com microcefalia expostas ao zika vírus e gestantes com diagnóstico positivo para a doença e ultrassonografia que indique possibilidade da malformação no feto. Elaborada pela equipe médica do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e pela área técnica da SES, a iniciativa prevê o acolhimento das famílias impactadas, com a realização de consultas multidisciplinares e exames de alta complexidade, além da avaliação e indicação de tratamento pela equipe da unidade, uma das principais unidades de neurocirurgia no país.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – O vírus da Dengue é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Zika e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. Entre as ações da Secretaria está ainda a doação de 170 carros com o objetivo de reforçar as frotas de 91 municípios do estado no combate às endemias. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.

Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações importantes que ajudam a evitar a disseminação do vírus transmissor da doença. Outro cuidado fundamental é a proteção individual de gestantes, com o uso de repelentes, de roupas que previnam o contato com o mosquito e de evitar exposição durante a manhã e final da tarde, períodos em que o Aedes aegypti costuma atacar as vítimas.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br