Blog

Secretaria de Saúde e coordenadorias celebram avanços do Programa Saúde na Escola em Nova Friburgo em 2014

Nova Friburgo está celebrando os avanços conquistados pelo Programa Saúde na Escola (PSE), ao longo do ano de 2014. Ao todo, 24 unidades escolares foram pactuadas com o programa, atendendo 5235 alunos da rede pública municipal e estadual.

O Programa visa oferecer atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. A articulação do programa entre as escolas públicas dá-se a partir de seus projetos político-pedagógicos e das Estratégias de Saúde da Família (ESF), que são responsáveis pela avaliação periódica das condições de saúde destas crianças e adolescentes.

A equipe de profissionais desenvolve ações de saúde nas escolas, abordando conteúdos relativos à avaliação das condições de saúde dos alunos (atualização do calendário vacinal, detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica e de agravos de saúde negligenciados, avaliação antropométrica, oftalmológica, auditiva, psicossocial, nutricional e de saúde bucal), bem como aspectos de prevenção e promoção à saúde (segurança alimentar e promoção da alimentação saudável, práticas corporais e atividades físicas, educação para a saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura de paz e prevenção de violências).

Segundo a coordenadora do Programa, Dra. Penha Cunha, os avanços de 2014 foram muito importantes para a consolidação e ampliação do programa no município. “Ano passado tivemos um ganho qualitativo muito importante. As parcerias entre as escolas e unidades de saúde, assim como a dedicação de todos estes profissionais envolvidos, foi fundamental para o sucesso do programa. A participação dos alunos nas atividades de promoção e educação em Saúde foi fantástica e esperamos para o próximo ano ampliar nossa cobertura”.

Penha ainda acrescentou que estas ações nas escolas trouxeram resultados importantíssimos. “Conseguimos detectar obesidade e sobrepeso em aproximadamente 20% dos alunos avaliados, e baixo peso em pelo menos 5% destes alunos. Tivemos alguns casos de alunos que nem imaginavam que estavam com alteração de pressão arterial. Estes alunos são encaminhados para profissionais como médicos, psicólogos e nutricionistas,  buscando o acompanhamento, tratamento e reversão do quadro apresentado. O trabalho é muito gratificante, pois conseguimos prevenir e tratar de forma antecipada doenças que certamente gerariam problemas para estas crianças e adolescentes”.

Em Nova Friburgo o Programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e suas coordenadorias, em parceria com os cursos de odontologia, fonoaudiologia e biomedicina a UFF (Universidade Federal Fluminense), Enfermagem da UNESA (Universidade Estácio de Sá) e Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima e SESC.

Para maiores informações – Programa Saúde na Escola/PSE (Secretaria Municipal de Saúde) – (22) 2522-9116.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br