Secretaria de Saúde presta homenagem à Alyne Pimentel no Hospital da Mãe
Neste sábado (5), a Secretaria de Estado de Saúde prestou uma homenagem à Alyne Pimentel, rebatizando o espaço de convivência do Hospital Estadual Mãe, em Mesquita, com seu nome. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, além de representantes do Ministério da Saúde e das secretarias de políticas para Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial.
Realizada em cumprimento às recomendações do Comitê para Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), da ONU, a ação foi uma das reparações simbólicas prestadas pela morte evitável de Alyne à sua família. A iniciativa contou ainda com a inauguração de uma placa com o nome da paciente na UTI na Maternidade Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu, e um seminário sobre mortalidade materna no Brasil.
Alyne Pimentel Teixeira e seu bebê morreram em novembro de 2002 depois de serem atendidos na Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo, e no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Além da reparação financeira, o Governo do Estado, juntamente com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde, estão criando estratégias para reduzir os números de mortalidade materna em todo o estado.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br