Secretaria de Saúde promove capacitação para pré-natal
Curso, em parceria com a Uerj, irá beneficiar mais de mil profissionais da rede pública
A partir da próxima segunda-feira, 14 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde promove uma grande capacitação voltada para médicos e enfermeiros que atuam na atenção ao pré-natal nas estratégias de Saúde da Família na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Está prevista a participação de 1.080 profissionais, 140 deles nesta etapa inicial do projeto. A aula inaugural acontece na própria segunda-feira no Hospital Universitário Pedro Ernesto.
A capacitação, em parceria com o programa Telessaúde da UERJ, tem carga horária de 56 horas e prevê aulas de ensino à distância e atividades presenciais, como discussões técnicas e atendimento às gestantes, monitoradas por tutores das regiões. Nesse primeiro momento vão participar do treinamento profissionais de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Rio Bonito, Magé e Itaboraí.
Além dos temas que envolvem o universo de atenção às gestantes, o curso também vai abordar violência na gestação, nutrição, aspectos psicológicos da gravidez, principais causas da mortalidade materna, entre outros assuntos. O objetivo da iniciativa é qualificar a atenção pré-natal na Região Metropolitana e contribuir na redução de índices de mortalidade materna e sífilis. Para se ter uma ideia, 10% das gestantes atendidas pelo Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, referência para partos de baixo risco na Baixada Fluminense, apresentam a doença.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br