Semana do Doador de Sangue: mais de 400 pessoas comparecem à Cinelândia no primeiro dia de mobilização
Ação de coleta de sangue no Centro do Rio começou nesta quarta-feira e irá até amanhã (22), promovida pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Hemorio. O objetivo é repor os estoques do hemocentro e abastecer os hospitais públicos
O primeiro dia de coleta de doações de sangue na Cinelândia pode ser considerado um sucesso. Até 17h, mais de 400 pessoas compareceram ao enorme posto montado pela Secretaria de Estado de Saúde em frente ao Theatro Municipal. Este resultado, ultrapassa a média diária de comparecimentos na sede do Hemorio, que é de 300 pessoas. E o melhor é que a ação continua nesta quinta-feira, quando a equipe do Hemorio seguirá no local coletando novas doações entre 9h e 17h.
O estudante João Marcos Barros, 20 anos, é um exemplo de pessoa que o Hemorio deseja fidelizar. Consciente da importância da doação de sangue, o jovem foi até a Cinelândia fazer o seu ato de cidadania.
– Sempre falei para a minha mãe que queria ser doador de sangue e de órgãos. Faço isso porque sei que esse gesto simples pode ajudar muitas pessoas. Estimulo os meus amigos e a minha namorada a também doarem sangue – afirma João Marcos.
Na quinta-feira, terá ainda a presença da Escola de Samba Império Serrano. Para aumentar a capacidade da coleta, no local há vans para que as doações também possam ser feitas direto na sede do Hemorio.
A diretora do Hemorio, Clarisse Lobo, explica que ações como essa visam mais do que promover a manutenção dos estoques de sangue que abastecem 180 unidades de saúde no estado. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue de forma rotineira.
– O nosso objetivo é que as pessoas reflitam sobre o seu papel como cidadão. O ato de doar sangue é um bem que beneficia toda a sociedade. Hoje, o Hemorio recebe uma média diária de 300 doadores e precisaria de pelo menos mais 100 pessoas para manter o estoque de sangue em uma margem satisfatória – explica Clarisse.
E nem só brasileiros estão participando da ação. O consultor de empresas americano Timothy Noreis trabalha há dois anos no Brasil e quis, através da doação de sangue, agradecer a forma hospitaleira com a qual foi recebido no país. Viu a estrutura na Cinelândia e nem pensou duas vezes, entrou e doou:
– O Brasil me dá muita tranquilidade e felicidade, resolvi retribuir tudo isso doando sangue aos brasileiros -, disse Timothy Noreis.
Mais eventos ao longo do mês – Será na sede do Hemorio que vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. A campanha espera receber cerca de 2000 doadores até o dia 28 de novembro.
Caravana do Doador – Além da capital, moradores de Itaboraí e São Gonçalo também terão ações para estimular o hábito da doação. No dia 22, um ônibus sairá do Hospital Prefeito João Batista Caffaro, em Itaboraí, às 8h30, levando funcionários e moradores de comunidades próximas à unidade, à UPA de Itaboraí, às UPAs São Gonçalo I e II e ao Hospital Estadual Alberto Torres até o Hemorio, no Centro do Rio.
No caminho serão distribuídos folhetos sobre a importância da doação de sangue, incentivando aqueles que não possam participar da Caravana a comparecer ao Hemorio em outro dia. Os interessados devem fazer uma inscrição prévia para reserva de vaga na Unidade Transfusional do Hospital Prefeito João Batista Caffaro através do telefone: (21) 3638-4547, ramal 229.
Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg , estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.
O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro