SES inicia projeto para capacitar profissionais de saúde
Lançamento do PlanificaSUS acontece na próxima segunda, 8, no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda
Mais de três mil profissionais de saúde da Região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro receberão capacitação, a partir desta segunda, para o cuidado de pacientes e ações de prevenção à diabetes e à hipertensão arterial com o Programa PlanificaSUS . O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O lançamento do programa acontece nesta segunda (8), no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Volta Redonda.
Equipes de saúde da família e da atenção ambulatorial especializada serão treinadas de forma a prestar melhor cuidado em saúde à população, de forma contínua e integral. A meta inicial é desenvolver protocolos adequados para a prevenção da diabetes tipo 2, desencadeada por hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e a obesidade.
Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o projeto pretende focar na coordenação do cuidado aos pacientes pela atenção primária e servirá como piloto para outras regiões.
“Apoiar a atenção básica é fortalecer todo o sistema público de saúde. O lançamento do PlanificaSUS no Rio de Janeiro é mais uma medida tomada pelo governo para melhorar a saúde da população. O projeto prevê que os profissionais capacitados nesta etapa sejam multiplicadores. Ao todo, investimos mais de R$ 172 milhões em atenção básica para os municípios neste primeiro semestre”, explica.
O projeto acontecerá em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde dos municípios da Região do Médio Paraíba, sendo Volta Redonda o polo para Atenção Ambulatorial Especializada.
O Médio Paraíba conta com uma população aproximada de 910 mil habitantes, distribuída em 12 municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde, no Estado do Rio de Janeiro a prevalência estimada de diabetes é de 6,4% da população de 18 anos e mais. Sendo uma prevalência de 5,0% para o sexo masculino e de 7,6% para o sexo feminino.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br