Simpósio Brasil – Noruega tem inscrições abertas para profissionais de saúde
Evento, que reúne pesquisadores dos dois países, acontece nos dias 3 e 4 de maio no Rio. Incrições são gratuitas e podem ser feitas online
Envelhecimento bem sucedido e fragilidade na pessoa idosa: o que sabemos e quais as necessidades não atendidas? Esse será o tema do II Simpósio Brasil-Noruega, que acontece nos dias 3 e 4 de maio, organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) e pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Psicológico.
Durante esses dois dias, o simpósio pretende debater assuntos como a organização de serviços de saúde para idosos na Noruega nos níveis primário e especializado, o ensino de cuidados para demência na China, proposta para rede de atenção ao idoso, o papel do exercício físico na prevenção e tratamento da fragilidade, e depressão na pessoa idosa no Brasil, entre outros. O público-alvo é de geriatras, gerontólogos, profissionais de saúde e gestores em saúde. Oevento contará com pesquisadores (médicos e enfermeiros da área de saúde) do Centro de Referência do Envelhecimento da Noruega.
No primeiro dia, o evento será realizado das 9h às 13h, no auditório do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento – Gávea. Já no segundo dia o simpósio será realizado no Auditório Leme Lopes do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Praia Vermelha, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem acessar o endereço http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/ e seguir as indicações para inscrição.
Mais informações pelo número 0800 022 1036 ou no site do Instituto Vital Brazil.
Sobre o Cepe – O Centro é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O Cepe também tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso, por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público. O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento é uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.
Veja abaixo a programação:
Data: 3 de maio de 2012
Local: CEPE (Rua Padre Leonel Franca, 248 / Gávea – Rio de Janeiro)
Tema: A organização de cuidados para idosos: planejamento, execução na Noruega e no Brasil. Inovações em saúde do idoso
9h – Abertura: Luiz Maurício Plotkowski
9h10 – 9h30 – Knut Engedal – Organização de Serviços de Saúde para Idosos na Noruega nos níveis primário e especializado. The organization of care for the elderly in Norway at primary and specialist health care level.
9h30 – 10h -O Plano Norueguês para Demência 2007-2015. The Norwegian Dementia Plan 2007-2015.
10h – 10h40 – Janne Rosvik – O Ensino de cuidados para demência na China: adaptação às condições locais e facilitação para o desenvolvimento. Teaching dementia care in China, adjusting to local conditions and encouraging development
10h40 – 11h – Coffee break
11h – 11h40 – Organização de Serviços para Idosos no Brasil: a concepção do CEPE.
11h40 – 12h20 – Discussão e conclusão.
Data: 4 de maio de 2012
Local: IPUB (Av. Venceslau Brás, 71 Fundos – Rio de Janeiro – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Praia Vermelha/RJ)
Tema: Envelhecimento bem sucedido e fragilidade na pessoa idosa: O que sabemos e quais as necessidades não atendidas?
09h – 09h10 – Abertura do simpósio: Jerson Laks (Bra)
09h10 – 10h – Envelhecimento bem sucedido: o que isso significa? Kunt Engedal (Nor)
Mesa 01: Fragilidade na pessoa idosa.
10h – 10h20 – Fragilidade: definições e avaliação no idoso. João Carlos Barbosa (Bra)
10h20 – 10h40 – Nutrição e fragilidade: achados epidemiológicos do Brasil. Cassio Bottino (Bra)
10h40 – 11h – O papel do exercício físico na prevenção e tratamento da fragilidade. Andrea Deslandes (Bra)
11h – 11h20 – Discussão
11h20 – 11h50 – Coffee break
Mesa 02: Intervenções psicossociais na comunidade e nas unidades de longa permanência para idosos.
11h50 – 12h10 – Intervenções psicossociais para o cuidador de pessoas com demência: quais são os desfechos? Ingun Ulstein (Nor)
12h10 – 12h30 – Cuidados paliativos no Brasil: qual o estado da arte? Claudia Burlá (Bra)
12h30 – 12h50 – Cuidados de longo prazo na Noruega: o que os profissionais de saúde devem saber? Marit Mjorud (Nor)
12h50 – 13h10 – Atividades educacionais para profissionais de saúde para melhorar o cuidado de pessoas com demência. Janne Rosvik (Nor)
13h10 – 13h30 – Discussão
13h30 – 15h – Almoço
Mesa 03: Depressão na pessoa idosa.
15h – 15h20 – Depressão na pessoa idosa no Brasil: o que os números dizem? Sergio Blay (Bra)
15h20 – 15h40 – Depressão na pessoa idosa: uma visão transcultural. Jerson Laks (Bra)
15h40 – 16h – Depressão na demência: uma comparação transcultural Brasil-Noruega. Anne Brita Knapskog (Nor)
16h – 16h30 – Discussão e Considerações Finais
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro