Simpósios marcam início das atividades do Centro do Envelhecimento
Projeto da Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Vital Brazil pretende desevolver estudos sobre o idoso
Três dias de simpósios e palestras gratuitos, 7, 9 e 10 de março, marcarão o início das atividades do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), no auditório da Fundação Planetário, na Gávea. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas, e irão até o primeiro dia do evento, pelo site http://www.vitalbrazil.rj.gov.br.
O Centro é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
O Cepe também tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso, por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público. O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento é uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro . Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.
Com o envelhecimento populacional, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis resulta em comprometimento da independência dos idosos, o que gera enormes custos pessoais, familiares e financeiros. Participe dos seminários e ajude a debater sobre diversos temas ligados à saúde do idoso.
Programação diversificada no simpósio sobre idosos – Os três dias terão temas relacionados a questões na terceira idade. No dia 7 de março, o foco será com abordagens sobre envelhecimento bem sucedido, com a presença de profissionais de saúde da rede pública e privada. Durante todo o dia, assuntos como “Como está o idoso no Brasil e no mundo?”; “O papel da pesquisa na saúde” e “Os problemas em geriatria e gerontologia” serão temas de vários debates.
Discriminação por idade é o tema que vai permear todo o segundo dia de seminário, 9 de março. Assuntos como abuso e maus tratos, final da vida e saúde mental são alguns que serão abordados por especialistas. O público esperado para esse dia é de Gerontólogos, Profissionais de Saúde, Sociedade Civil envolvida com o tema de envelhecimentos/cuidados a pessoas idosas, Demógrafos, Políticos e Jornalistas.
A manhã do dia 10 de março, sábado, das 10h às 12h, terá como tema “Paranoia”. O evento é promovido pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) e o Instituto Junguiano do Rio de Janeiro . A palestra, que será ministrada pelo psicoterapeuta Luigi Zoja, é voltada ao público da terceira idade e/ou familiares.
Mais informações: http://www.ivb.rj.gov.br.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro