SMS intensifica atividades de prevenção e promoção da saúde no primeiro final de semana de setembro
Atividades foram desenvolvidas pela Subpav por meio das APS 2.1, 2.2 e Superintendência de Promoção de Saúde (Programas Academia Carioca e Saúde na Escola e Rap da Saúde)
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o mês de setembro realizando ações de prevenção e promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro. Neste final de semana, a SMS participou da Ação Social na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e intensificou a vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo para as crianças de 1 a 4 anos, nas clínicas da família e centros municipais de saúde. A programação também contou com atividade na Praia do Flamengo para marcar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro, e as participações do Programa Saúde na Escola (PSE) e dos jovens do RAP da Saúde no evento de protagonismo juvenil, ‘Minha Voz, Meus Direitos”, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) na Fiocruz.
Ação Social com atividades de promoção de saúde em Vila Isabel
Na atividade que aconteceu neste sábado (1º), na quadra da Vila Isabel, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ações educativas de saúde bucal e de antitabagismo, além da apresentação do Programa de combate ao tabagismo da SMS, com participação de 100 usuários. A iniciativa também faz parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que aconteceu no dia 29 de agosto.
A SMS aplicou também 60 doses das vacinas para crianças de 1 a 4 anos contra a Poliomielite e o Sarampo e atualizou as cadernetas de vacinação de crianças e adultos. No evento, também foram realizadas rodas de conversa com informações sobre saúde da mulher e agendamentos de 50 exames preventivos e orientações sobre o programa social Bolsa Família. As ações de saúde foram realizadas pelos profissionais dos Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella e das clínicas da família Pedro Ernesto, Recanto do Trovador e Odalea Firmo Dutra, da Coordenação de saúde da Área Programática 2.2 (Tijuca e Adjacências)
Programa Academia carioca realiza atividade na Praia do Flamengo para marcar o Dia do Profissional de Educação Física
O Programa Academia Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Coordenação de Atenção Primária da Área Programática 2.1, promoveu neste sábado, 1º de setembro, atividade de promoção da saúde para marcar o Dia do Profissional de Educação Física, no posto 1 na Praia do Flamengo. A programação contou com sessões de alongamento, seguido por caminhada na orla e danças com ritmos variados. As atividades foram ministradas pela equipe de profissionais de Educação Física do Programa Academia Carioca e teve o apoio dos agentes comunitário de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza os Profissionais de Educação Física do Programa Academia Carioca pelo ótimo trabalho que desempenham, auxiliando e cuidando da saúde e supervisionando atividades físicas e esportivas dos usuários todos os dias, promovendo assim a melhora da saúde e qualidade de vida da população.
Programa Saúde na Escola e jovens do RAP da Saúde participam do evento “Minha Voz, Meus Direitos” na Fiocruz
O encontro contou com as participações do Programa Saúde na Escola (PSE) e jovens da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) da SMS no evento de protagonismo juvenil, ‘Minha Voz, Meus Direitos”, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), que teve o apoio do PSE, no Museu da Vida na Fundação Oswaldo Cruz. Os temas trabalhados foram baseados em cinco eixos temáticos: trabalho infantil, crianças e adolescentes desaparecidos, crianças em situação de rua, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o uso de álcool e substâncias psicoativas.
A atividade contou ainda com jovens integrantes dos Serviços de Convivência Familiar e Comunitária dos Centros de Referência de Assistência Social (SCFC – CRAS), do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, jovens da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde). Também estiveram presentes instituições que trabalham com a temática, como a Fundação São Martinho, Visão Mundial e Instituto Pro Mundo, Rede Não Bata Eduque, ONG Empodera, Grupo de Apoio aos Megaeventos – GAME e de outras iniciativas e identificados pelos parceiros das instituições organizadoras.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc