Blog

Tá Pirando, Pirado, Pirou! Define samba enredo no dia 13

Bloco, que reúne pacientes da rede de saúde mental e comunidade, completa 10 anos

unnamed (2)O coletivo carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, formado por usuários, técnicos e familiares vinculados às unidades da rede pública de saúde mental, como o Instituto Municipal Philippe Pinel, realiza neste sábado, 13 de dezembro, a final do concurso para a escolha do samba enredo para o carnaval 2015. O evento, que marca também o aniversário de 10 anos do bloco, acontecerá das 14h às 18h, no Rio Scenarium, na Rua do Lavradio, 20. A entrada é franca e a lotação da casa restrita a 300 pessoas.

O enredo escolhido para 2015 é “Sou louco, sim, também sou bonito. É que nem tudo se leva no grito”, sugerido por Demétrius Lucas, integrante do bloco e paciente do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. O tema fala de dor, superação e beleza. Dor de enlouquecer e se ver sem horizontes. Para fugir dessa dor, a pessoa pode fazer escolhas perigosas, como as drogas e a marginalidade. Mas quando amparada e acolhida, ela encontra na sociedade recursos que possibilitem saídas – como o estímulo à criação artística – em busca de libertação e ressocialização.

A camisa do bloco, com ilustração de Samy, paciente do Institituto Municipal Philippe Pinel, estará à venda no evento. Comidas e bebidas, a preços convidativos, ficarão a cargo de duas cooperativas de alimentos compostas por usuários da rede de saúde mental – a Cooperativa da Praia Vermelha e a Arte, Horta & Cia, sediadas, respectivamente, no Instituto Pinel e no Instituto Municipal Juliano Moreira. Também estarão à venda no Rio Scenarium as agendas 2015 feitas pelos integrantes da oficina do Papel Pinel.

Todas as alegorias, fantasias e máscaras que os componentes usam nos desfiles do Tá Pirando, Pirado, Pirou! são confeccionadas nas oficinas do Núcleo de Atenção Diária do Instituto Philippe Pinel. O projeto carnavalesco já ganhou vários prêmios, como o Nacional de Cultura e Saúde de 2010, condecoração estabelecida pelo Programa “Mais Cultura, Mais Saúde”, oferecido por uma parceria entre os ministérios da Cultura e da Saúde; e o “Loucos pela diversidade”, da Fiocruz. O desfile do bloco também faz parte do calendário oficial de carnaval de rua da Prefeitura do Rio, como uma experiência inovadora em saúde mental.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc