Blog

Terceiro dia da Semana da Saúde realiza quase quatro mil atendimentos

Evento termina nesta sexta com oferta de diversos serviços gratuitos. Ao todo, foram feitos mais de dez mil atendimentos

No penúltimo dia da Semana da Saúde, que aconteceu nesta quinta-feira (29), na Cinelândia, foram realizados mais de 3.9 mil atendimentos. Ao todo, desde terça, primeiro dia do evento, já foram 10.257 mil atendimentos. Entre eles, 600 exames de PSA e consulta com urologista, 301 vacinas contra a febre amarela e 610 consultas com aferição de pressão arterial e teste glicêmico.

A oferta de diferentes serviços em único lugar foi o que fez com que Iara da Paz, 59, saísse de Acari, onde mora, para participar do evento. Ela doou sangue, aferiu a pressão e checou a glicose.

– Faço parte do Mensageiros da Alegria e ontem vim animar quem estava presente. Gostei tanto do que vi, que voltei, agora para cuidar um pouco de mim, mas sem deixar de pensar nas outras pessoas. Acho que um evento como esse deve acontecer sempre – conta.

Para Sérgio Gama, secretário de Estado de Saúde, o evento chegará ao último dia mostrando que, cada vez mais, se consolida como parte do calendário da saúde no Rio de Janeiro.

– Ano após ano, vemos o crescimento do evento. O que sentimos é que a população já espera nossa ação ser realizada. Tenho certeza que a escolha dos serviços, além do ponto central que é a Cinelândia, faz com quem as pessoas saiam de casa ou do trabalho para cuidar da saúde – explica.

Além de coleta de sangue e prevenção em saúde, a quarta edição da Semana da Saúde conta com serviços como mamografia e ultrassonografias, exames de PSA e do toque, teste rápido de sífilis, teste de hanseníase, vacinação contra a febre amarela, além de atendimento odontológico, teste alérgico, espirometria e palestras diversas.

SERVIÇOS NA SEMANA DA SAÚDE

Mamógrafo Móvel
Para atendimento é necessário levar pedido do médico para o exame, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.  Além da mamografia, são disponibilizadas também ultrassonografia mamária e transvaginal. Serão distribuídas 60 senhas por dia para mamografia e 30 para ultrassonografias.

Saúde do Homem
A ação conta com a tradicional estrutura dedicada à Saúde do Homem, no qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Serão distribuídas 600 senhas por dia e não é necessário ter encaminhamento.

Doação de sangue
Uma estrutura do Hemorio está no local para coleta de bolsas de sangue que vão abastecer o hemocentro.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

ATENÇÃO: Quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Vacinação contra a Febre Amarela
A vacina estará disponível em todos os dias do evento. No dia 5/11, a SES lançou uma nova campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo antes da chegada do verão.

Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados, inclusive com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Prevenção em Saúde
As pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Quem visitar o Espaço Venâncio poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol.

Parcerias
A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venancio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem, Medlevensohn e Piraquê.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br