Tomógrafo Móvel começou atender hoje em Santo Antônio de Pádua, na região Noroeste do Estado
Entre os dias 14 e 25 de outubro, a unidade móvel de tomografia computadorizada vai estar no município de Santo Antônio de Pádua, atendendo ainda os moradores de outros 14 municípios: Itaocara, Aperibé, Miracema, Varre-Sai, Cambuci, Laje do Muriaé, Porciúncula, Itaperuna, São Fidelis, Bom Jesus de Itabapoana, Natividade, Italva, Cardoso Moreira e São José de Ubá. O equipamento itinerante ficará localizado próximo ao Terminal Rodoviário, na Rua José Alencar Leite, s/n, Centro – Santo Antônio de Pádua.
O serviço funciona de 8h às 19h durante a semana, e aos sábado e feriados de 7h30 às 15h, com a capacidade de realização de 70 exames por dia. Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento. O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.
Rapidez – O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.
Mais de 148 mil exames – O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 148 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já realizaram 102.310 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 27.331 pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 13.798 exames realizados.
Economia de mais de R$ 42 milhões – Inaugurado em 2009, o Serviço Móvel de Imagem da Secretaria de Estado de Saúde já rendeu economia de mais de R$ 42 milhões aos cofres dos municípios de todo o estado do Rio, que puderam investir esses recursos na ampliação da oferta de saúde para a população local. Com os dois Tomógrafos Móveis, a Ressonância Magnética Móvel e o Mamógrafo Móvel percorrendo todas as regiões do Rio de Janeiro nestes cinco anos, as prefeituras deixaram de ter que pagar pelos exames na rede conveniada para atender à demanda da população local. Exames de diagnóstico fazem parte das atribuições dos municípios dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fundamentais para detectar doenças no estágio inicial e assim garantir sucesso no tratamento.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br