Tratamento de hemodiálise no Hospital São José começa na próxima segunda, 19
“Estivemos no HSJ para acompanhar a finalização do trabalho de adaptação do local e as obras estão dentro do cronograma. A partir de segunda-feira, os pacientes não precisarão mais viajar até Itaboraí para serem atendidos”, enfatizou Carlos Otávio Sant’Anna.
Nesta fase inicial, foram instaladas 12 máquinas, que atenderão aos pacientes em três turnos de segunda a sábado. Os pacientes serão divididos em dois grupos, sendo, um atendido segundas, quartas e sextas e outro às terças, quintas e sábados. “Em um segundo momento, está prevista a construção de uma clínica com capacidade para 200 vagas para atender aos doentes renais de Teresópolis e de outros municípios da região. O HSJ já apresentou a planta para a Secretaria Estadual de Saúde que avaliou o projeto como de acordo com as normas”, informou o Secretário Carlos Otávio Sant’Anna.
Relembrando o caso
Em novembro de 2011, a Vigilância Sanitária do Estado interditou o serviço de hemodiálise no Hospital das Clínicas de Teresópolis porque a unidade necessitava de adequações. O HCT iniciou a obra para resolver as pendências e a Prefeitura disponibilizou transporte e acompanhamento de saúde para os pacientes até Itaboraí para que pudessem dar continuidade ao tratamento até que as intervenções terminassem e a Vigilância desse o aval para o retorno do atendimento na cidade.
Finalizada a obra, a Vigilância Sanitária fez novas exigências e o HCT apresentou projeto para atender às solicitações, porém o Governo do Estado decidiu que o serviço passaria a ser prestado pelo Hospital São José.
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis