Unidades de saúde montam programação para o Mês das Crianças
Aula de culinária saudável com chef francês e palestra sobre Bullying escolar estão entre as atividades
O mês das crianças será animado nas unidades da rede estadual de saúde. Não apenas um, mas vários dias foram escolhidos para comemorar a data. A extensa programação inclui aula de culinária saudável com chef francês, atividades como contação de histórias, teatro, exibição de filmes e cantigas de roda, palestra sobre Bullying escolar e atividades físicas. Em algumas unidades, as mães receberão um presente para os bebês recém-nascidos.
Cinco dias de festa no Hospital Estadual da Criança – De 7 a 11 de outubro, o Hospital Estadual da Criança (HEC) vai oferecer diversas atividades educativas e divertidas para descontrair o ambiente para os pequenos pacientes internados na unidade. Sempre de 9h às 17h, a programação será vasta: apresentação do Grupo Palhaços do Pablo, contadores de história, tatuagem infantil, teatro infantil, jogos educativos e escovação supervisionada, oficina artística, foto maluca e festa de encerramento com o tema Toy Story.
– Um dia seria pouco para comemorarmos o Dia das Crianças. O que mais queremos é levar alegria para as crianças que estão passando por tantos traumas dentro de um quarto de hospital, conscientizá-los que a vida deles não se resume à internação e que atividades prazerosas podem acontecer dentro de um ambiente hospitalar – explica Heloísa Graça Aranha, diretora do HEC.
Chef francês dá aula de alimentação saudável no Iede – Os pacientes do ambulatório infanto-juvenil do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) vão ganhar muitos incentivos para mudar os hábitos alimentares. No dia 17, o chef francês David Joubert, do Bistrot L’atelier du Cuisinier, mostra às crianças e responsáveis como preparar refeições simples e saudáveis. A aula acontece no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, vizinho ao instituto. Em seguida, será exibido o documentário Muito Além do Peso, da diretora Estela Renner, que trata da obesidade infantil no país. O objetivo é levar essa discussão aos pais e pacientes e propor mudanças de hábitos como, por exemplo, a diminuição do consumo de refrigerantes.
Ainda como parte da programação, o instituto vai oferecer aos pacientes nos dias 7 e 21 atividades físicas no Campo de Santana e no colégio estadual, respectivamente, além de oficina de artes e lanche saudável no dia 14. No dia 21, enquanto as crianças de exercitam, os pais poderão participar de terapia de grupo no Iede. Para finalizar, no dia 28, haverá palestra sobre Bullying escolar.
Presente para os recém-nascidos – Para agraciar as mamães que vão comemorar o primeiro Dia das Crianças com os filhos recém-nascidos, os hospitais da Mãe, da Mulher, Adão Pereira Nunes, Melchíades Calazans e Rocha Faria vão presentear as pacientes com travesseirinhos decorados com bordado de coruja, símbolo do projeto Mãe Coruja, da Secretaria de Estado de Saúde. O mimo será oferecido aos bebês nascidos na semana do Dia das Crianças.
Palhaçadas no Hospital Estadual Alberto Torres – No dia 10, o grupo Bando de Palhaços, do projeto Plateias Hospitalares, leva alegria às crianças internadas na unidade, em São Gonçalo, realizando apresentações cênicas, musicais e circenses. A programação de Dia das Crianças no hospital se estende por toda a semana – de 7 a 12 de outubro – com atividades como contação de histórias de Monteiro Lobato, exibição de filme e cantigas de roda.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br