Blog

Vacina contra febre amarela é um dos destaques da Semana da Saúde

O setor de Vigilância em Saúde conta também com teste rápido contra Hepatites Virais e consultas dermatológicas para detecção da Hanseníase até sexta-feira (24/11)

As ações de imunização e prevenção da Vigilância Estadual em Saúde estão fazendo sucesso na Semana da Saúde. Nos dois primeiros dias do mutirão, parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Detran, mais de 1.200 pessoas buscaram pelos serviços oferecidos na tenda da Vigilância. A vacinação contra a febre amarela é o atendimento mais procurado, com mais de 600 pessoas imunizadas nos dois primeiros dias. O teste rápido de hepatites virais e a prevenção e diagnóstico da hanseníase também fazem parte das ações de Vigilância em Saúde. O evento já realizou um total de mais de 7,2 mil atendimentos e acontece até sexta-feira (24/11), das 7h às 16h, na Cinelândia.

– Desde o início do ano a SES vem vacinando a população contra a febre amarela e na Semana da Saúde disponibilizamos o serviço para estimular aqueles que ainda não estão imunizados. Estamos muito felizes com o resultado dos primeiros dois dias porque além de tratar queremos prevenir e a procura pelo espaço da Vigilância mostra que estamos no caminho certo – disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Moradora de Jacarepaguá, Angela Maia, de 43 anos, soube da ação e foi correndo para a Cinelândia se vacinar contra febre amarela.

– Costumo fazer muitas trilhas e depois da última fiquei de cama por alguns dias, me sentindo muito mal. Fui ao médico e ele me recomendou que tomasse a vacina por precaução. Por isso, decidi vir aqui me imunizar – conta.

Ainda dentro das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, as Hepatites Virais também ganharam a destaque no evento. Até agora foram realizados 430 testes rápidos, além de palestras com orientações sobre como identificar e se prevenir contra a doença.

– Aqui eu pude conversar sobre várias doenças, como as hepatites e febre amarela, e estou achando tudo muito interessante. Deveria virar costume do brasileiro, pois a gente tem várias formas de se prevenir e evitar que elas apareçam. Esse evento é importantíssimo para nós – destaca a psicóloga Angela da Silva Gomes, que aproveitou para pôr os exames em dia.

Em 2016, cerca de 1.749 pessoas já foram contaminadas por Hepatite B ou C – as que mais vitimam – no estado do Rio. A contaminação pelo tipo C ainda é uma das que mais preocupam. Desde o ano passado até julho deste ano, foram registrados 1.366 casos no estado, enquanto casos de Hepatite B geraram 737 registros, de acordo com dados lançados pelos municípios no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan).

– Por estas doenças serem, na maioria dos casos, assintomáticas, muitas vezes são descobertas ao acaso em exames de rotina. Para evitar que os quadros se agravem, é importante se prevenir nas relações sexuais e também evitar o contato com sangue possivelmente contaminado. É importante superar as barreiras para eliminar a Hepatite – explica a coordenadora de Hepatites Virais da SES, Clarice Gdalevici, que ainda lembra que, no nível mais grave da doença, o paciente pode ter sérios problemas no fígado, com o surgimento de cirrose ou câncer, podendo até levar à sua morte. No entanto, a doença pode ser curada e as chances são ainda maiores quando o tratamento é iniciado cedo.

A ação promovida pela SES conta ainda com dermatologistas que disponibilizaram consultas para análise e diagnóstico de Hanseníase, com distribuição de panfletos informativos e encaminhamento para unidades de saúde, em casos de detecção da micobactéria.

Balanço do primeiro dia de ação – Nos dois primeiros dias de evento, a Secretaria de Estado de Saúde e o Detran realizaram 7,2 mil atendimentos à população. Entre os serviços oferecidos estão a doação de sangue pro Hemorio, consultas com urologistas e exames de PSA (detecção de câncer de próstata), aferição de pressão, teste de glicose, colesterol e avaliação corporal, atendimentos odontológicos, exame de osteoporose,

Parcerias – A Semana da Saúde conta com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Drogarias Venâncio, Sistemas de Medição Médica e Balanças (SECA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Sanofi, Instituto Morhan, Cruz Vermelha Brasileira, Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Laboratório Plasma, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Instituto Vital Brazil, 99 Táxis, Arquidiocese do Rio de Janeiro, CCR Barcas, VLT Carioca, EcoPonte, Piraquê, Embraarte, Bramil, Cedae, Café Evolutto, Polícia Militar, Guarda Municipal, Rio Luz e Comlurb.

Serviço
Semana da Saúde
Data: de 21 a 24 de novembro, das 7h às 16h
Local: Cinelândia

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br