Vassouras recebe o serviço de Mamografia Móvel
Equipamento beneficiará também moradoras de Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty de Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Comendador Levy Gasparian
O município de Vassouras será a próxima parada do Serviço de Mamografia Móvel do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O equipamento dará início aos atendimentos no dia 30 de janeiro e ficará localizado na Avenida Otavio Gomes (ao lado do quartel dos bombeiros). O horário de funcionamento será das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 15h, aos sábados e feriados.
Além de Vassouras, outros oito municípios serão beneficiados pelo serviço: Valença, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty de Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Rio das Flores e Comendador Levy Gasparian. A previsão é que o mamógrafo móvel fique na cidade até 25 de fevereiro.
Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 13.514 mamografias e 6.514 ultrassonografias. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 80 mamografias e 40 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram cerca de 20 minutos.
Agendamento – Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.
Serviços Móveis: Mais de 160 mil exames – A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, 162.827 exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br