Vigilância Sanitária intensifica inspeções em Paquetá
Ação foca saúde de moradores e turistas
A partir desta terça, dia 6, técnicos da Vigilância Sanitária irão visitar restaurantes, bares, mercados e hotéis de Paquetá para verificar como está a comercialização de alimentos na ilha, que nesta época do ano recebe um número muito alto de turistas.
Esta ação, que vai durar dois dias, faz parte da Operação Verão da Vigilância Sanitária, que, até o último dia da estação mais quente do ano, prioriza a inspeção de estabelecimentos que comercializam alimentos em toda a orla do município.
A operação tem o perfil educativo, onde são priorizadas ações de orientação aos proprietários dos estabelecimentos, mas, caso necessário, haverá ações de punição, que incluem a aplicação de autos de infração e multas, bem como inutilização de alimentos e interdição total ou parcial. Em Paquetá, haverá a aplicação do curso de “Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos”.
No município todo, a ação começou no dia 08 de dezembro e vai até o dia 19 de março, último da estação mais quente do ano. Até o momento, foram visitados 335 estabelecimentos, sendo que cinco foram interditados totalmente e sete, parcialmente. Foi inutilizada quase uma tonelada de alimentos, entre carnes, bacalhau, camarão e salgados, e aplicadas 94 multas.
Em 2013 foram inspecionados 259 estabelecimentos e inutilizados mais de 50 quilos de alimentos, entre peixes, frutos do mar, sanduíches, frios e laticínios. Também foram aplicados 56 autos de infração contra condições higiênico-sanitárias inadequadas e 59 intimações para correções estruturais e regularização de licenciamento sanitário.
Além de estabelecimentos que comercializam alimentos, os técnicos da Vigilância Sanitária também vão inspecionar clubes e farmácias, verificando as condições higiênico-sanitárias de cada um.
A coibição da comercialização de produtos impróprios também pode ser feita pela população, através de denúncias à central de atendimento 1746. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados, para avaliarem as condições higiênico-sanitárias e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc