Vigilância Sanitária interdita Supermercado Zona Sul do Leme
Fiscais detectaram falta de higiene e insetos mortos em diversos setores do estabelecimento
A Vigilância Sanitária Municipal interditou neste sábado, 26 de abril, o Supermercado Zona Sul do Leme, por falta de higiene generalizada em diversos setores. A loja também foi multada em R$ 1.235. Entre as irregularidades encontradas pelos fiscais havia grande quantidade de insetos mortos em várias áreas. O estabelecimento permanecerá fechado até que todas as exigências sanitárias sejam cumpridas.
Durante a inspeção, os fiscais detectaram falta de higiene no salão de atendimento ao público, nos depósitos de alimentos do subsolo e dos 3° e 4° pisos, nas câmaras frigoríficas e de refrigeração, nos setores de preparo e fatiamento de frios e de laticínios, no refeitório e vestiários dos funcionários e nos banheiros. Também verificaram que havia equipamentos e utensílios fora do lugar; alimentos de espécies diferentes misturados nas mesmas câmaras e sem proteção adequada, o que representa risco de contaminação cruzada dos gêneros.
Para que possa solicitar a desinterdição, o estabelecimento terá que providenciar a limpeza geral das instalações, equipamentos e utensílios em todos os setores; a realização de serviço emergencial de combate a insetos e roedores; a arrumação dos depósitos e câmaras frigoríficas e de refrigeração, por espécie de alimentos acondicionados, como determina legislação específica.
No último dia 15, a Vigilância Sanitária se reuniu com a Associação dos Supermercados para cobrar dos empresários o compromisso de melhoria geral nas condições sanitárias dos estabelecimentos, prevenindo assim riscos aos consumidores. A cada vistoria em estabelecimentos do setor, como esta realizada sábado no Zona Sul do Leme, não é difícil os fiscais flagrarem falta de higiene e alimentos impróprios para o consumo. Só em uma ação, às vésperas da Semana Santa, foram encontrados 818kg de produtos fora de condições de consumo em uma loja do Cachambi, entre eles havia 750kg de bacalhau.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta o consumidor a estar sempre atento às condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos e, diante de qualquer irregularidade, denunciar à Vigilância Sanitária pelo telefone 1746.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc