Vigilância Sanitária lacra Hortifruti e gerente é levado para a polícia
Estabelecimento, na Tijuca, desrespeitava interdição determinada pelo órgão por falta de higiene
A Vigilância Sanitária Municipal cerrou nesta quinta-feira, dia 22 de maio, as portas do River Fruit, na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. O estabelecimento já havia sido interditado em fevereiro e multado diversas vezes desde então, mas insistia em desrespeitar as determinações do órgão. Desta vez os fiscais foram acompanhados de policiais e o gerente da loja foi levado para a Delegacia do Consumidor para prestar contas das irregularidades.
Na vistoria desta quinta-feira, além do desrespeito à determinação da Vigilância, os fiscais encontraram novos flagrantes de falta de higiene e desconformidade com as normas sanitárias. Frutas, legumes e verduras eram manipulados e fracionados em condições insatisfatórias de asseio, o que se repetia também no preparo de suco. Havia fezes de roedores nas prateleiras expositoras, resíduos de alimentos espalhados pelo piso, instalações, equipamentos e bancadas com sujeira. Os banheiros, além de sujos, não tinham sabão líquido, como estabelecem as normas sanitárias.
Ao todo, 40 quilos de alimentos e 48,5 litros de suco e água de coco impróprios para o consumo foram inutilizados e a empresa foi mais uma vez autuada pela falta de asseio nas instalações, pela exposição de alimentos impróprios ao consumo e pela desobediência à interdição anterior.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta o consumidor a estar sempre atento às condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos e, diante de qualquer irregularidade, denunciar à Vigilância Sanitária pelo telefone 1746.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc