Vigilância Sanitária Multa 17 Quiosques na Orla da Zona Sul
Os fiscais inutilizaram 23 kg de alimentos impróprios para consumo
Em operação realizada nesta sexta-feira, dia 18, a Vigilância Sanitária Municipal inspecionou 43 quiosques nas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Dos estabelecimentos inspecionados, 17 foram autuados, nove intimados a realizar adequações estruturais, e dois interditados parcialmente.
Foram inutilizados 23 kg de alimentos, como peixes, embutidos, bolinho de bacalhau e de aipim e pães, sem identificação de rotulagem ou impróprios para consumo.
Nove quiosques foram autuados por falta de asseio; cinco por comercialização de alimentos impróprios para consumo, com validade vencida ou sem origem; um por falta de asseio na área externa; um por uso de saco de lixo para armazenamento nos freezeres; e um por não cumprimento de termo de intimação.
A Vigilância Sanitária Municipal realiza regularmente ações na orla da cidade, mas a operação foi intensificada com a proximidade da conferência “Rio +20” para garantir a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao frequentadores das praias cariocas. Ao longo do mês, aproximadamente 90 quiosques de toda a orla da Zona Sul foram vistoriados e os que foram intimados estão sendo monitorados para verificar o cumprimento das exigências higiênico-sanitárias.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recomenda que o consumidor fique atento a irregularidades encontradas e denuncie ao setor de reclamação da Vigilância Sanitária, pelo telefone 1746.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro