Blog

Vigilância Sanitária promove curso para asilos

Aulas são gratuitas e orientam sobre cuidados adequados com idosos

Nesta terça, dia 21, a Vigilância Sanitária vai promover um encontro com representantes de Instituições de Longa Permanência de Idosos, para orientá-los sobre as condições adequadas que o local deve manter, a fim de evitar riscos à saúde dos hóspedes.

Essa será a segunda de cinco reuniões, que vão acontecer durante todo o ano. O primeiro encontro foi no dia 24 de maio, que abordou o tema “Avaliação geriátrica e gerontológica”, com orientações sobre classificação do grau de dependência do idoso, para definir um planejamento de cuidados mais adequado.

O segundo encontro vai abordar o tema “Planejamento: trabalho X Saúde”. Depois, nos dias 30 de agosto, 25 de outubro e 06 de dezembro, serão apresentados os temas “Manual de boas práticas – UAN”, “Manual de boas práticas – Enfermagem” e “Inconformidades e Penalidades”, respectivamente.

As palestras são gratuitas e realizadas na sede da Vigilância Sanitária municipal, que fica na Rua do Lavradio, 180. São 50 vagas disponibilizadas para cada data, preenchidas de acordo com a ordem de chegada no dia da palestra.

O horário de realização dos encontros é de 9h às 12h. O público-alvo é proprietários e responsáveis técnicos de asilos, casas de repouso ou casas de recolhimento, dentre outras instituições de longa permanência para idosos.

A orientação aos estabelecimentos faz parte do novo perfil da Vigilância Sanitária municipal, que investe em ações educativas para diminuir o número de infrações e, conseqüentemente, de riscos à saúde da população carioca. O trabalho com instituições asilares acontece desde 2010.

Além de ações educativas, os técnicos também fazem inspeções nos locais, através de denúncias feitas pelos usuários. Portanto, a Vigilância Sanitária orienta os consumidores a ficarem atentos às irregularidades que podem ser encontradas em qualquer estabelecimento que trabalha com idosos e denunciá-las à central 1746 ou pelo site www.1746.rio.gov.br.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc