Vigilância Sanitária promove seminário sobre Saúde do Trabalhador nas Olimpíadas
Evento terá a presença de especialista dos jogos de Londres
Nesta quinta, dia 12, a Vigilância Sanitária promove o seminário “Saúde do Trabalhador nas Olimpíadas”, com o objetivo de planejar as ações de inspeção das relações de trabalho durante os jogos, tomando como base a experiência realizada em Londres, durante as olimpíadas de 2012.
O evento contará com a presença do coordenador das ações de Saúde do Trabalhador nas Olimpíadas de Londres, Alistair George Frederick Gibb, que vai relatar as práticas exitosas utilizadas no evento inglês, para evitar doenças, acidentes e mortes relacionadas ao trabalho. Gibb também é professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, e vai ministrar o primeiro painel do seminário.
A abertura do evento será às 9h, com credenciamento e coffee break. Às 9h30 acontece a mesa de abertura, com a presença do subsecretário de Vigilância e Fiscalização Sanitária, Arnaldo Lassance; do coordenador da Saúde do Trabalhador no município do Rio, Cyro Haddad; da superintendente de Educação, Comunicação e Inovação da Vigilância Sanitária municipal, Flávia Mello; e do diretor de Saúde do Trabalhador do estado do Rio de Janeiro, Jorge de Almeida Curcio.
Logo depois começa a exibição dos painéis de discussão. Às 10h, o painel será ministrado pelo professor Gidd e terá como tema “A experiência da construção do Parque Olímpico de Londres”; às 11h começa o segundo painel, que será ministrado pela equipe de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária municipal e terá como tema “A participação da saúde do Trabalhador nas obras e eventos testes das Olimpíadas do Rio de Janeiro; já o terceiro painel, ministrado pela professora da USP Manoela Lopes, começa às 11h30 e vai mostrar o processo de construção de mudanças em obras de um aeroporto. O evento se encerra com um debate, às 12h30.
A Saúde do Trabalhador no município do Rio é assegurada pela Vigilância Sanitária, que, por meio da constatação dos técnicos municipais em suas inspeções ou de denúncias feitas por entidades de classe e pelos próprios trabalhadores, previne riscos à saúde da população.
A prevenção de acidentes de trabalho também é feita por meio de capacitação e campanhas, a fim de educar o trabalhador para conhecer os riscos, aos quais está exposto, e os seus direitos, caso sofra algum acidente ou desenvolva doença relacionada com o trabalho.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc