Blog

Voluntários da JMJ doam sangue em parceria com o Hemorio

hemorio_JMJA Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro organizado pela igreja católica que reúne jovens de diversas nacionalidades em cidades ao redor do mundo. A Jornada acontece desde 1986 e na edição deste ano, o Rio de Janeiro sediará esse grande encontro, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de Julho e no qual são esperados mais de 2 milhões de jovens oriundos dos mais diversos países. Desde o último sábado (22), os voluntários da Jornada começaram a ensaiar seus primeiros atos de solidariedade. Em parceria com o Hemorio, diversos grupos, divididos entre suas regiões, estão programados para realizar um mutirão de doações de sangue no hemocentro.

– A proposta dessa ação em parceria com o Hemorio é deixar um legado social, para além da Jornada Mundial da Juventude. Tornar a doação de sangue um hábito entre os jovens, para que eles continuem a doar e passem a mensagem e o hábito adiante – explicou Viviane Mariano, coordenadora de promoção da JMJ.

O contador Gustavo Cardim, de 33 anos, foi um dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude que veio ao Hemorio doar sangue para a campanha.

– Na fé cristã, aprendemos que o ato de doar, compartilhar e ajudar ao próximo precisam estar presentes o tempo todo em nossas vidas, mas por vários motivos do nosso dia a dia, acabamos deixando várias dessas ações em segundo plano.  Este é um momento histórico para que os jovens possam por em prática todos os ensinamentos e também exercer a sua cidadania – avaliou Gustavo.

A parceria não termina por aí. No dia 16 de Julho, em uma peregrinação, os principais símbolos da Jornada, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, passarão pelo clube Tijuca Tênis Clube, localizado na Tijuca, Zona Norte da Cidade. Durante a celebração, que ocorrerá na parte da manhã, haverá um posto de coleta móvel do Hemorio no local, que ficará durante todo o evento recebendo doações voluntárias de sangue.

Quem pode doar? – Para ser um doador é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer um documento oficial de identidade com foto.  Não é necessário estar em jejum para fazer a doação, mas apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.  Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis.  O modelo da declaração pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

Como agendar? – O Hemorio é um órgão da Secretaria Estadual de Saúde que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, maternidades e UTIs.  No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta que são coordenados tecnicamente pelo Hemorio.  Os endereços e horários de funcionamento podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708), que também esclarece dúvidas e agenda doações com hora marcada.  O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 18 horas e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br